Avançar para o conteúdo

Cosmética natural

beleza simples e natural – poder de cura

O mundo da cosmética natural, assim como do encantamento pelas plantas, cruzou-se comigo quando decidi mudar para um estilo de vida mais simples, de acordo com os ciclos/ bioritmos da Natureza. Após muita tentativa e erro, consegui chegar a um lugar onde cozinhar ingredientes para a pele e para o lar, era um autêntico processo de magia, alquimia e cura.

A minha vida mudou para melhor  a partir do momento em que o meu corpo e os espaços onde habitava começaram a receber a linguagem das plantas, da simplicidade, da minha autonomia com recursos provenientes da terra colhidos em respeito e de acordo com as estações.  O amor e a abundância engrandeceram na minha vida, assim como à volta daqueles que mais amo e com quem tive a oportunidade de partilhar este serviço. Hoje, não tenho dúvidas nenhumas de que a beleza simples e natural tem um poder de cura enorme, assim como as nossas boas intenções.

produtos de cosmética natural, a mulher que trabalha no bosque

Cosmeos e a Cosmética Natural

“Cosmeos“, é uma deusa da mitologia grega, deusa da harmonia e do equilíbrio, que através da sua imagem  irradia saúde e beleza interior. Ela alimentava-se dos presentes que a Natureza lhe dava. A sua beleza única era comparável às flores silvestres dos campos e poderosa como os ossos graníticos da montanha. Querendo inundar o mundo com a sua beleza grandiosa, Cosmeos deu aos mortais a benção das plantas, das flores e outros prazeres simples que nutrem a alma e o coração. 

A Deusa “Hathor”, era a deusa da beleza na cultura egípcia. Os egípcios criaram uma cultura de beleza muito forte, sendo consideradas das culturais que mais importância davam à higiene, à beleza, à imagem, à relação em equilíbrio com a Natureza. Quem não se lembra de ouvir falar que a Cleópatra se banhava em leite de burra e rosas?

A moderna palavra  “cosmética“ vem do grego “kosmeticos“ que significa “especializado em adereços“. Esta é exactamente a mensagem de Cosmeos. Nunca foi sua intenção cobrir ou mascarar. Ela usava as suas criações para revelar quem ela era realmente. Ela poderia perfeitamente ser uma criatura selvagem que corre livremente pelos bosques, acompanhada da sua irmã herbalista Artémis, cujo nome foi imortalizado numa planta.

O conceito etérico da beleza e da cosmética criou uma estranha indústria da moda, em que beleza significa manipulação ou passar fome em nome da imagética do momento e reestruturar o corpo cirurgicamente para agradar a alguém ou a um determinado estilo. Neste sentido, a beleza perdeu toda a sua intenção profunda de prazer e contentamento. E em vez disso tornou-se numa busca incansável ao inatingível. Beleza a todo custo tem sido a premissa.

O substantivo grego clássico para “beleza” era “κάλλος, kallos“ e o adjectivo para “belo” era “καλός, kalos”. Em grego “koiné “, a palavra para bonito ou belo era “ὡραῖος, hōraios”  um adjectivo que provém da palavra “ὥρα, hōra” , que significa “hora”. No grego koiné, a beleza, então, era associada a “estar na sua hora/no seu momento”. Assim, um fruto maduro (em seu tempo) era considerado bonito, enquanto uma jovem mulher que tenta parecer mais velha ou uma mulher mais velha tentando parecer mais jovem não seria considerado bonito. Em grego ático, hōraios teve muitos significados, incluindo “jovem” e “idade madura”.

Uma pele Saudável

produtos de cosmética natural, a mulher que trabalha no bosque

A pele precisa de alimentos orgânicos, sem químicos e de nutrientes com acção anti inflamatória para que possa funcionar perfeitamente e brilhar de dentro para fora.

Irei recomendar alguns alimentos que reduzem a oxidação (antioxidantes), que reforçam o sistema imunitário, restauram a força da pele e promovem a sua regeneração:

Uma dieta com base sobretudo em alimentos vegetais, irá trazer-te mais clareza mental. Com maior foco e clareza, ganhamos maior capacidade para escolher alimentos que sustentam uma vida saudável, com mais energia e beleza. 

A batata doce, bróculos, couve kale, folhas verdes escuras, acelga, beterraba e germinados, alho, mirtilos e outras bagas, limão, toranja, uvas vermelhas, sementes de chia, sementes de linhaça, azeite, nozes e amêndoas, cúrcuma, canela, gengibre, probióticos e prebióticos, folhas de dente de leão e folhas de calêndula officinalis e arvensis, leguminosas. – São apenas alguns dos alimentos principais que contribuem para um bom desenvolvimento, hidratação e regeneração da pele. 

Há determinados óleos/alimentos/plantas silvestres que contêm betacarotenos e licopenos que nos protegem do sol; que contém vitaminas A, C e E, complexos de vitaminas B, e ácidos gordos essenciais, que equilibram a pele seca, suavizam queimaduras e ajudam a eliminar a acne.

Nos produtos que faço irás encontrar ingredientes derivados de animais, usados para cuidar da pele humano desde sempre, como a cera de abelha, a gordura de ovelha (lanolina), a banha de porco e a ghee. 

Os maiores inimigos para a pele e para a saúde são o glúten, as carnes processadas, o açúcar e derivados de leite (especialmente de vaca).

produtos de cosmética natural, a mulher que trabalha no bosque

A Cosmética Natural de

A Mulher Que Trabalha No Bosque

A forma como crio os produtos de cosmética natural que faço e ensino, nasceu de uma preocupação e de um cuidado em usar o máximo de produtos que se encontrem geograficamente mais perto de mim. Aqui não irás encontrar ingredientes exóticos como óleo de jojoba, óleo de argão, óleo de côco ou pouco sustentáveis como o óleo de amêndoas doces. Os azeites herbais são uma forma de usar a flora silvestre local e um dos néctares mais ricos a que temos acesso – o azeite, e criar uma base para produtos versátil, em que são as propriedades das plantas que vão conferir os usos diversos para inúmeros produtos de cosmética. Dessa forma evito comprar muitos ingredientes exóticos. 

Faço questão de usar ingredientes de origem animal, dos quais tenho sempre preferência por conhecer o produtor e a forma como processa os ingredientes, porque são os que se encontram localmente mais perto de mim – o que faz com que na realidade sejam mais sustentáveis! que ingredientes exóticos ou veganos e porque são os que desde sempre se usaram exactamente porque era os que se estavam mais perto. 

Por isso, se procuras adquirir produtos de uma cosmética vegana ou aprender a fazer cosmética natural com ingredientes veganos, o que te ofereço não será para ti, e terás de procurar alguém que possa satisfazer essa tua necessidade. 

“A cosmética natural até cheira bem mas não apresenta os resultados que pretendo”

“Gostava de consumir mais produtos de cosmética natural mas são todos tão caros” 

vantagens em fazer os próprios produtos de cosmética natural e para o lar

❥ Usar maioritariamente produtos locais e nacionais, causando menos impacto ambiental e criando mais economia circular

❥ Conhecer a tua rede comunitária local

❥ Reduzir a quantidade de plástico e reutilizar frascos de vidro ou outras embalagens

❥ Ser mais consciente daquilo que colocas na pele 

❥ Conhecer os perigos da cosmética convencional

❥ Trazer mais autonomia, soberania e responsabilidade civil

❥ Desenvolver uma saúde mais natural

❥ Desenvolver uma maior reverência e respeito pela Terra

❥ Reconectar com os ciclos naturais e com as plantas

❥ Reduzir a necessidade de consumo

❥ Respeitar e honrar o corpo como um templo

❥ Cultivar o amor próprio, o auto cuidado, a auto estima

❥ Cultivar uma vida mais simples, minimalista e natural, adoptando novos hábitos

Nos dias que correm, e devido às consequências ambientais, saber fazer os próprios produtos de cosmética e para o lar de uma forma mais simples e orgânica, é estar a cuidar de nós, é estar a cuidar da Terra. O teu corpo agradece e o planeta também.

CURSOS E WORKSHOPS DE COMÉTICA NATURAL E PRODUTOS PARA O LAR

O mundo da cosmética natural e do encantamento pelas plantas, cruzou-se comigo quando decidi mudar para um estilo de vida mais simples, de acordo com os ciclos/ bioritmos da Natureza. Fazer produtos de cosmética natural surgiu pelo facto de viver num lugar onde se praticava agricultura natural com uma gestão sustentável de todos os recursos e aqueles que mais importância tinham para a cosmética eram a água, o solo, os alimentos. Como queríamos ser autónomos precisávamos também de criar autonomia nos produtos que usávamos no corpo e para a limpeza. 

Cultivávamos parte do que comíamos, reconstruíamos as nossas casas, íamos à fonte buscar água para beber. Anos passaram e fui-me interessando cada vez mais. Após muita tentativa e erro, consegui chegar a um lugar onde cozinhar ingredientes para a pele e para o lar, era um autêntico processo de magia, alquimia e cura, fazendo parte do meu dia a dia. A minha vida mudou para melhor a partir do momento em que o meu corpo e os espaços onde habitava começaram a receber a linguagem das plantas e da simplicidade, a partir do meu potencial criador. A saúde natural, o amor e a abundância estavam permanentemente presentes no meu dia a dia e a partir de certo momento decidi que queria partilhar isso com o resto do mundo.

As receitas que partilho nos cursos e workshops que facilito são todas receitas recriadas e algumas criadas originalmente por mim.

“Sou uma estudante apenas não uma aluna. Como ser humano uma vez que não me posso fotossintetizar, posso participar arduamente na Colheita Honrosa. Então eu rendo-me, eu vergo-me, eu escuto perante aqueles que são mais sábios que eu. O que eu partilho aqui, é o mesmo que eles partilham comigo, as sementes lançadas em campos de vasta sabedoria, a mais profunda camada, o musgo da montanha que pertence ao conhecimento. Sinto-me grata pelos seus ensinamentos e responsável por passá-los da melhor forma que posso”.

– por Robin Wall Kimmerer em Braiding Sweetgrass (traduzido e adaptado por mim)

Cosmética Natural durante a Gravidez – Porquê esta escolha?

produtos de cosmética natural, a mulher que trabalha no bosque

A gravidez é um momento da vida cheio de mudanças. É uma revelação e como tal , ser mais natural é uma escolha sensata!

Ao escolheres produtos naturais para o teu corpo durante a gravidez e para o teu parto e pós parto, estás a contribuir para ajudares o teu corpo a lidar de forma mais harmoniosa com as mudanças que se efectuam num corpo ao longo de uma gestação e que implicam que nutras mais a tua pele, pois a mesma começa a esticar e pode secar mais, massajar os músculos, prevenir estrias, activar a circulação sanguínea, entre outros!

Ao escolher ir por um caminho mais natural nesta fase, a mesma estender-se-á em alguns produtos para o parto e para ti e o teu bebé no pós parto

Ao longo de uma gestação o instinto de uma mulher encontra-se muito mais apurado, por isso o apelo para escolher viver uma gravidez mais saudável e plena é natural.

Quando uma mulher está grávida algumas toxinas são absorvidas pela corrente sanguínea e podem atravessar a placenta. Se isto ocorre durante a organogênese – um período de tempo crucial para a boa formação do bebé o que dura até aos 3 meses de gestação ou seja as primeiras  12 semanas, isso pode causar malformações no feto que podem ser permanentes.

Destas substâncias tóxicas é importante recordar que os mais importantes e prejudiciais são os disruptores endócrinos que não só estão presentes em produtos de cosmética como em brinquedos, roupas, lençóis de cama e na tinta para pintar paredes! A OMS (Organização Mundial de Saúde) afirma que estes disruptores endócrinos são de facto uma ameaça para a saúde de um adulto, quanto mais para um bebé. 

Além destes , os parabenos, os ftalatos, o retinol (provitamina A) e as nanopartículas presentes em produtos de maquilhagem e protector solar são também para evitar. Os ftalatos são químicos que atravessam a barreira da placenta e são tóxicos para o feto. O seu efeito é tão prejudicial que consta estar a afectar os níveis da tiróide que são essenciais ao desenvolvimento do cérebro, motricidade e um estudo recente estabeleceu uma relação dos ftalatos com alterações no comportamento e sistema reprodutor masculino , mais tarde.

É importante saber que ingredientes naturais como os óleos essenciais também podem ser prejudiciais por conterem moléculas neurotóxicas e abortivas. Por isso, alguns óleos essenciais as mulheres grávidas precisam evitar.

cosmética natural, gravidez, parto e pós parto, a mulher que trabalha no bosque

Artigos Sobre Cosmética Natural

No meu blogue encontras vários artigos onde partilho mais conhecimento acerca da cosmética natural. Convido-te a explorar os artigos que escrevi sobre este tema.

cosmética natural sustentável, sustentabilidade, produtos de cosmética artesanal da mulher que trabalha no bosque

Sustentabilidade na cosmética

Sustentabilidade na cosmética – Será possível fazer mesmo cosmética natural sustentável? Após …

cosmética natural, saboaria, ingredientes

9 ingredientes de origem animal que se usam em cosmética

Os 9 ingredientes de origem animal que se usam em cosmética. Já te deste conta que a linha de cosmét…

cosmética natural a mulher que trabalha no bosque

Químicos na Cosmética

Químicos na Cosmética. É muito importante saber ler rótulos, para saber o que está dentro daquilo qu…

cuidados com a pele, máscara caseira, produtos de cosmética natural da Mulher que trabalha no bosque

Mudam as estações, muda a forma como tratamos da nossa pele

Mudam as estações, muda a forma como tratamos da nossa pele. À medida que as estações mudam, a nossa…

Encontra-me também nas redes sociais