Avançar para o conteúdo
Mantas de bebé Coração de Alfazema - artesanato de A mulher que trabalha no Bosque, Doula. Com Livro Rite of passage

Doula

Doula

O meu serviço enquanto doula é empoderar a tríade familiar – mãe, pai, bebé como seres humanos mais preparados para receber uma nova vida e viver uma das fases mais transformadoras das suas vidas. Estou aqui para recordar à mulher para recordar que o corpo dela sabe parir, o pai que pode confiar que sabe ajudar e que a energia que colocou o seu filho dentro é a mesma que o vai colocar cá fora e ao bebé que existe todo um mundo seguro, acolhedor, amoroso para o receber fora do útero da mãe. Eu estou aqui para te recordar dos rituais, ritos de passagem, ciclos esquecidos, da importância da cerimónia e da comunidade ao redor da gestação e do nascimento de um novo ser. Qualquer dúvida, questão sobre evidências científicas sobre a gestação, parto e pós eu estou aqui para ti. Não tenho julgamento, o meu serviço é apoiar-te, vos incondicionalmente. O meu serviço é nutrir, cuidar, amar. Que a confiança, a suavidade, a simplicidade, o cuidado, a leveza, a cooperação, a alegria e claro o amor, sejam valores essenciais ao nascimento de uma nova humanidade.

De momento não me encontro activamente a trabalhar como doula e caso estejas a precisar de uma, sugiro que visites o site: https://www.redeportuguesadedoulas.com/

Gratidão.

mae, doula, bebé

Cuidar, Nutrir, Amar uma Mãe no Pós Parto – A Importância de uma Doula

Desde os tempos antigos, que nas sociedades mais tribais, a mulher no pós parto – uma recém mãe, era cuidada, nutrida, amada por mulheres sábias, a comunidade também a nutria.

A mãe era tratada como o elemento que precisa de mais colo, pois no pós parto, o seu corpo e alma encontram-se dedicados única e exclusivamente a uma tarefa – cuidar, nutrir e amar um bebé.

Cozinhar e combinar alimentos que fornecem os nutrientes necessários, massajar e enfaixar o corpo da mãe, dar banhos de ervas á mãe para que relaxe, proteger o seu ninho com cristais, defumações, rezos, mantras ou simplesmente estando lá PRESENTE.

Tudo isto, são apenas algumas mas muito SIGNIFICATIVAS práticas, que certas mães em alguns lugares do mundo onde hoje, vulgarmente chamamos de apartados ou terceiro mundo, eram e felizmente continuam a ser tratadas, cuidadas, acarinhadas, num dos momentos mais sensíveis da sua vida – o pós parto também conhecido como puerpério.

No puerpério,  a mãe encontra-se a recuperar as forças que dedicou a um parto. Ela precisa sentir-se bem, em todos os seus corpos – físico, emocional, intelectual e espiritual.

Uma mãe que se sinta acompanhada, guiada, cuidada, alimentada, é uma mãe saudável, segura e satisfeita.

Doula

Hoje, na sociedade em que vivemos e numa época em que chamamos de século XXI, a atenção vai única e exclusivamente para o bebé. E na maior parte das vezes, o conforto da mãe é esquecido e do pai também!

Além das sociedades mais tribais, na China, Japão, e outros países na Ásia, no México, Guatemala, e outros países da América Latina e África, dizem que os primeiros 40 dias da mãe, deveriam ser de recolha e descanso total, sendo os dias mais importantes num pós parto.

As práticas ou rituais acima referidos foram esquecidos, abandonados ou mantêm-se adormecidos.

Os banhos de ervas servem para fortalecer o seu sistema imunitário, equilibrar o sistema nervoso, o sistema hormonal, hidratar e restaurar a pele.

Há ervas usadas em banhos de assento que servem para restaurar o períneo e nutrir o sistema reprodutor feminino internamente.

infusões que podem acompanhar a mãe no puerpério, para revitalizar a sua energia, sempre que ela sentir necessidade de foco, enraizamento e presença.

Doula

Antigamente, havia mulheres sábias que se uniam e reuniam para cuidar da mãe. Hoje à falta desta comunhão e partilha, há doulas que atendem no pós parto

Doula é uma palavra que deriva do grego, e significa:

A doula é a mulher que presta o seu serviço, com apoio emocional à mãe, ao pai, e ainda pode facilitar as evidências científicas que a mãe/pai possa precisar. Há doulas que trabalham mais na pré-concepção e fertilidade, há doulas que trabalham mais na gravidez, parto e outras no pós parto.

Doula no Pós Parto

No pós parto, a doula pode fazer massagens à mãe, dar-lhe banho, enfaixá-la; pode ser a mulher que cozinha pratos nutridores e restaurativos; pode acompanhar a  mãe no processo de amamentação; pode ter conhecimento de aromaterapia e herbalismo e facilitar o processo emocional da mãe, através dos óleos essenciais e das ervas.

A doula no pós parto é a mulher que pode ajudar a mãe a evitar alguns incómodos físicos e emocionais como uma depressão pós parto. Ela é a cuidadora e a protectora do ninho e da tríade mãe – pai – bebé. No pós parto ela é a que pode ensinar àquela mãe uma das coisas mais importantes para uma mulher – a ser mãe de si mesma, através do auto cuidado.

  • Desligar o telemóvel várias vezes ao dia ou por uma manhã ou tardes inteiras ou noites com frequência. 
  • Escolher atender, devolver ou fazer chamadas em horas específicas do dia. 
  • Definir tempo específico para rotinas como fazer tarefas em casa, pagar contas, retribuir chamadas, ou outras tarefas que estão sempre a atrapalhar a mente. O tempo restante é para descansar. 
  • Fazer uma lista com todas as coisas que se perde tempo (ex: ficar ao telemóvel com alguém desnecessariamente,  ficar a vaguear nas compras, quando pode fazer compras online) , etc .
  • Aprender a delegar, através de um bom planto de pós parto com um apoio incondicional do pai e da comunidade / família.
  • Planear as refeições para a semana, criando um menu semanal, para que haja previamente preparada uma lista de compras, para ter exactamente o que se precisa.
  • Desligar a tv ou o computador e dedicar – se a algo mais nutritivo e pleno, mesmo que seja apenas 5 minutos, meditar, como escrever uma carta a alguém, plantar um jardim, tomar um banho longo, ou outra coisa que dê alegria. 
  • Quais as 5 formas que posso escolher para cuidar melhor de mim ? 
  • Quais são as 3 pessoas a que posso pedir ajuda?
  • Quais as 3 razões porque eu mereço tudo isto ?

Tudo o que uma mãe em pós parto precisa é de: Recolha, Calor, Suporte, Descanso e Rituais.

Gratidão

Encontra-me também nas redes sociais