
Sobre Mim
Sobre mim
Sobre mim
Eu sou a Joana Vitória
Fui feita nos Açores na Ilha do Pico, escolhi nascer em Lisboa, e as minhas origens vêm de sementes germinadas em Portugal, Angola, Congo, Índia, Grécia e Alemanha!
Até chegar aqui – à mulher que trabalha no bosque, passei pela medicina chinesa, pela moda, pela restauração, e em 2010 quando decidi sair de Portugal e ir para a América do Sul onde vivi cerca de 3 anos, foi quando se deu a grande mudança de paradigma para mim. Percebi que haviam outras formas de viver, de contribuir e desenvolvi uma parte de mim que não sabia que existia. Deixei de ser menina da cidade e embora tivesse nascido à beira mar, passei a ser admiradora das montanhas, dos rios e hoje gosto de ser menina de água doce!


Foi me dado o nome de A Mulher Que Trabalha No Bosque, por uma mulher norte-americana, filha de uma índia, da tribo Lakota.
Esse dia aconteceu há muito tempo, há muitos anos, e eu nem fazia ideia, que um dia de facto poderia ser essa pessoa.
Se me dissessem, que passados 10 anos eu estaria a trabalhar com plantas, colhendo em diversos bosques onde habito e passo, honrando os seus usos e saberes de acordo com as leis da natureza e a sabedoria popular eu não acreditaria.
Depois de me ter curado com plantas, em momentos desafiantes na minha saúde, sabia que só podia estar ao serviço delas, e aqui estou.
Mas como vim parar ao mundo das plantas?
Na realidade, a minha formação base é no mundo dos têxteis, Estilismo Industrial. Tive a minha marca de roupa, trabalhei para estilistas e em fábricas de pronto a vestir mas rapidamente mudei de rumo, pois era para mim um mundo muito superficial. Até então estudei Medicina Tradicional Chinesa, não chegando a completar o curso, fazendo o de Massagem Chinesa Tui Na.
Anos mais tarde estudei Arte Terapia, estagiei e trabalhei em IPSS, escolas públicas, nas AECs e na Culturgest.
Quando vivi na América do Sul, fui coordenadora de projectos de voluntariado – desde reconstrução de casas em adobe devastadas pelas cheias, a produção de uma quinta em modo orgânico com espécies nativas – muitas variedades de milho e batatas autóctones, à reconstrução em modo natural de uma escola para raparigas que viviam em comunidades altas nas montanhas andinas, dei aulas de arte terapia em jardins de infância e espaços de tempos livres, e fui ainda administrativa, trabalhando como angariadora de fundos através de plataformas de crowdfunding. Além de trabalhar e ter feito voluntariado, tive a oportunidade de viajar imenso por esse fantástico continente e de ganhar uma maior consciência do mundo das plantas.
Ao voltar para Portugal, já não conseguia viver na cidade e fui viver para o interior onde fiz voluntariado e arranjei trabalho, numa quinta – comunidade, tirei um PDC – Permaculture Design Course, tornei-me Doula na Pré Concepção, Gravidez, Parto e Pós Parto, Terapeuta em Saúde Feminina, estudei Fertilidade com a Sacred Living Movement e um par de oficinas de cosmética natural até me tornar autodidacta nesta área, e me ter especializado na área de cosmética natural nas áreas da gravidez e para uma saúde mais natural nos bebés. Aplico o herbalismo tanto na minha vida diária, na minha família, nos animais que me acompanham, nas pessoas que chegam até a mim, seja nos cursos, retiros ou consultas individuais.


Sobre os usos e saberes das plantas, a semente foi deixada pela minha avó. Aprendi muito nas terras sul americanas mas em Portugal foi em Trás os Montes, que outros ensinamentos começaram. As senhoras das aldeias onde vivi, os passeios para reconhecimento de plantas da Associação Aldeia, abriram mais ainda o espectro para o mundo vegetal. Estudei Herbalismo Mágico, com o Juan González Simonneau, da Associación Sábila de Madrid e com a Chestnut School of Herbal Medicine. Continuo a estudar sempre que posso e a aprender com aqueles que mais sabem – as plantas, as árvores e as pessoas sábias.
Colho plantas em modo silvestre ou cultivo-as eu mesma, e com a humildade e a reverência que me são permitidas, transformo essas mesmas plantas, em produtos de cosmética, beleza, em auto nutrição, enquanto ARTESÃ DE COSMÉTICA NATURAL E HERBALISTA.
Gosto de simplificar a minha vida, gerindo os recursos, as rotinas, os rituais, as leituras, os afazeres de acordo com as estações, e dá-me muito prazer inspirar e ensinar isso às pessoas que vêm aos meus cursos, ás minhas oficinas, aos passeios que facilito.
Gosto de mostrar às pessoas que a beleza do reino vegetal é para ser contemplada, acarinhada e respeitada.
Muito mais que herbalista, gosto de dizer que sou uma amadora de plantas, pois não encontro no mundo beleza e generosidade comparáveis!
Estou aqui para te ajudar a seres mais Natureza, vivendo uma vida leve, abundante, bela e saudável!
Gratidão por estares aí!
Joana Vitória



